O que Um Projeto de BI Tem em Comum Com um Passeio À Cachoeira?

Acredito que muitos dos que vão ler esse post já devem ter ido a alguma cachoeira, mas imaginem a seguinte cena:

Três amigos programam um passeio à cachoeira para curtir a natureza e descontrair a vida dos afazeres diários.

Chegando então àquele ambiente agradável, natural e belo, eis que o primeiro se aproxima da margem, molha a ponta dos pés e sente a temperatura da água, um tanto fria para seu gosto, cruza os braços colocando as mãos sobre os próprios ombros e diz:
– Que água fria! Vou ficar aqui na margem mesmo apreciando a vista.

O segundo, um pouco mais ousado, “dá de mão” e diz:

– Besteira, a água está agradável.

Vai entrando até a região do corpo mais sensível ao frio, para por ali e diz:

– É, até aqui está bom.

O terceiro nem testa a temperatura, se joga na água de qualquer jeito, nada para lá e para cá, chega próximo a queda d`água, mergulha, sobe nas pedras para pular novamente, realmente aproveita ao máximo seu momento de lazer.

Agora vejam, os três amigos realizaram o passeio, os três estiveram na cachoeira, mas quem contará a melhor história quando voltar?

O mesmo ocorre com um projeto de BI. Ao se implementar um projeto de software estatístico e inteligente, sua empresa pode escolher por ter apenas alguns cubos que são atualizados durante a noite com a informação do dia anterior, criar visões, ter alguns relatórios e quem sabe até uns bons dashboards.

Pode também, além de tudo isso, ter indicadores de performance sendo atualizados em tempo real, com envio automático de alertas por e-mail, etc.

Ou pode ainda ter tudo que já foi mencionado e mais um mundo de informações sobre sua organização vindo de redes sociais, com sugestões de decisões baseadas em padrões históricos e até mesmo um data scientist alocado ajudando a analisar os dados.

Quando fizerem um projeto de BI mergulhem fundo, aproveitem para realmente implementar uma ferramenta que mudará para muito melhor como você administra sua organização hoje! Não se deixem tolher o projeto pelas perguntas já cansadas do tipo “qual o ROI do BI?” ou “Isso vai custar caro?”. Afinal, qual história você vai querer contar quando alguém te perguntar como o BI ajudou a sua empresa?

 

Deixe um comentário